segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Quero conhecer meu cabelo branco - Agosto de 2016

Nesse mês a ideia de me permitir ter cabelos brancos começou a bater forte! Eu já estava decidida. Simples assim!

Saí do último trabalho no final de fevereiro e desde então tenho tido tempo pra cuidar de várias outras coisas da minha vida que tinham ficado de lado. E o cabelo virou uma questão pra mim nesse contexto.

Ele já passou por várias transformações...já pinto desde os 18 anos de idade...a primeira vez não foi por causa dos cabelos brancos, mas porque eu queria pintar de vermelho, cor super na moda na época.

Pelo que me lembro, comecei a ter cabelos brancos desde meus vinte e poucos, mas como eu sempre pintava, isso não incomodava. E eram bem poucos. Quase não apareciam.

Os anos foram passando e o ritual de pintar sempre se repetia. Não sou de pintar em salão. São raras as vezes que recorro ao profissional pra tingir. Eu comprava tinta na farmácia mesmo e minha irmã aplicava no meu cabelo e eu no dela. Fizemos essa troca durante muito tempo. Depois fui pegando o jeito e fazendo sozinha mesmo.

Nisso já tive cabelão, já cortei curto, já pintei de vermelho, acaju, preto, castanho, loiro...já fiz luzes, mechas grossas, finas e tudo que estava na moda. Por fim fiz as tais californianas pra clarear as pontas. A primeira vez foi horrível! Doeu horrores pra desembaraçar e meu cabelo ficou super quebrado por isso. Meio que me arrependi, mas era moda...

Repeti mais umas duas vezes e meu cabelo já estava grandão. Acabei repicando as pontas por sugestão do cabeleireiro e com o tempo meu cabelo foi ficando com volume em cima e super ralo nas pontas. Esse ano decidi cortar essa parte que também já estava sensível pelos clareamentos. Aí escureci...lá estava ele castanho de novo...mas fiquei com saudade das pontas claras e fiz outra vez as californianas rsrs

Fiquei feliz. Achei que ficou legal, voltou a crescer por igual e eu estava bem satisfeita, mas querendo que ele chegasse logo ao mesmo comprimento de antes porque eu queria ter cabelão.

Com essa coisa de não estar trabalhando eu quis dar um descanso pro cabelo e demorava mais pra retocar a raiz. (Atualmente eu uso a coloração profissional Majirel, 5.0, da Loreal, que eu mesma aplico em casa). Foi aí que eu percebi que não me sentia mal quando olhava no espelho. Minha raiz estava com uns 2 dedos de cabelo crescido e com muitos brancos. E com o cabelo castanho, realçava bastante.

Eu comecei a achar o branco bonito e pensar que gostaria de saber como era meu cabelo natural. Queria muito deixar crescer. Falei com meu marido sobre isso e ele foi contra logo de cara. Disse que não aceitava que eu deixasse os brancos aparecerem. Fiquei decepcionada porque ele tá beeeem grisalho. Por que eu tinha que aceitar o cabelo dele e ele não faria o mesmo com o meu?

E eu tava realmente gostando do meu, sabe...percebi que não fazia sentido todos os anos que passei pintando somente reproduzindo algo que nem sequer partia de mim. Eu nem refletia sobre isso...pintava porque “todo mundo” pinta e isso parecia o certo a fazer. Mas e eu? Eu queria mesmo pintar? Lembrei do quanto meu cabelo já foi bonito antes de tanta química...sem alisamentos, escovas redutoras de volume e tintas...

Aí pensei num método pra deixar os brancos crescerem livres! Eu tenho usado o cabelo partido ao meio depois de toda uma vida usando só de um lado, tanto que ele até já se dividia sozinho rsrs Usar dividido ao meio também foi uma grande mudança pra mim. Então! Eu ia voltar a usar de lado e ficar retocando só a raiz aparente ali em volta e enquanto isso no meio os meus branquinhos iam crescer normalmente. Quando já tivessem bem grandes eu voltaria a dividir ao meio. Até falei da minha ideia com minha sobrinha e ela deu a maior força.

Só que aí eu ia sair nem lembro pra onde e acabei comprando a tinta e rotoquei mais uma vez...depois mais uma...aí me olhava no espelho e achava bonito...claro, né, são 20 anos me vendo de cabelo pintado. Tô acostumada com essa imagem...

Mas o assunto não saiu da minha cabeça porque em uma semana meus branquinhos já começavam a aparecer de novo e eu já não queria ser escrava da tintura!


Comecei a pesquisar sobre o assunto. Minha irmã disse que muitas mulheres estavam fazendo luzes platinadas, que estava na moda. Achei que podia ser uma solução pra mim. Vi vários depoimentos de mulheres que assumiram os brancos. Aparentemente as mulheres têm optado por cortar bem curtinho logo de cara ou ir deixando crescer naturalmente, misturando com o cabelo tingido mesmo. Algumas fazem luzes pra disfarçar num primeiro momento.

Foi difícil decidir. Se em um momento eu estava segura que ia cortar curto, logo em seguida achava que devia fazer luzes e depois pensava em somente tonalizar a raiz pra deixar crescer. Ufa! Que decisão complicada. E vontade de desistir? Ah, isso era o tempo todo rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário